terça-feira, 8 de julho de 2014

UEA E ICMBio PROMOVEM ENCONTRO DAS MULHERES RIBEIRINHAS NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ

Nos dias 31 de maio de 1º de junho realizou-se na comunidade Bom Jesus, na Floresta Nacional de Tefé, um Encontro com as Mulheres da FLONA e seu entorno, que buscou mobilizar as participantes a partir do tema “A Educação e o Trabalho das Mulheres na FLONA”.
O evento trouxe a possibilidade de se retomar o projeto iniciado em março de 2012, pelo ICMBio, intitulado com o nome de “Somos Mulheres e Queremos Participar”. Dando continuidade a esta atividade e contando com a parceria do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), através do Grupo de Pesquisa MIRANTE, liderado pela Profª Dra. Rita de cássia fraga machado, buscou-se desenvolver o sentido de ser comunitária, a gestão participativa, a geração de renda e qualidade de vida destas mulheres.
A metodologia do encontro baseou-se na pesquisa-ação participante, que priorizou a troca de ideias entre as mulheres, com o objetivo principal de levantar questões referentes à educação para o trabalho das mulheres e propor a colaboração delas no projeto de pesquisa. Este encontro, assim como os próximos que ocorrerão, foi organizado em comum acordo com as participantes, de forma que estas se apropriem do projeto.
Estiveram presentes cerca de 30 mulheres de diversas comunidades ribeirinhas desta unidade de conservação. Ressalta-se que para que elas pudessem se concentrar e participar ativamente do encontro, os maridos assumiram a preparação da alimentação (atividade que normalmente é realizada pelas mulheres), e uma bolsista da UEA trabalhou atividades lúdicas com as crianças.
Entende-se que o papel da universidade pública é o de estar junto das pessoas e fazer educação a partir daquilo que elas têm e ensinar a partir daquilo que elas sabem. Assim, o educador/a e educando/a aprendem em comunhão.
Este encontro contou com recursos financeiros da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio, bem como da Rede de Educação Cidadã – RECID.



Nenhum comentário:

Postar um comentário