sexta-feira, 17 de maio de 2013

JOVENS LUTAM PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO NA FLONA TEFÉ E ENTORNO

Com a desvalorização da educação na FLONA de Tefé e entorno que abrange os município de Alvarães, os jovens como protagonistas de fortalecimento comunitário em um de seus encontros, cansados de sofrerem por não terem uma escola, professores, merenda e materiais de qualidade, resolveram fazer o levantamento de informações e demandar soluções para os problemas que são recorrentes nos interiores do Amazonas.
Entre os descasos encontrados são os professores desmotivados, estruturas inadequadas que colocam em risco a vida dos estudantes, pois quando chove goteja tudo, pedaços estão caindo, não tem cozinha e nem banheiro e as que tem estão precisando de reformas urgentes.
O material escolar que é mandado para dois a três meses não é suficiente nem para quinze dias. Os professores tem que partir a borracha no meio para que dê para os alunos, as pessoas que trabalham durante o dia, e que deveriam estar estudando a noite estão sem aula por não ter combustível para ligar o gerador.
Além de serem poucos, os livros não estão adequando a realidade amazônica. Os catraieiros (motorista náutico), que levam os alunos de uma comunidade a outra, não tem carteira marítima. 
Materiais para construção das escolas que foram deixados em algumas comunidades há mais de 1 ano se perderam com o tempo, e agora, para construir as escolas?, todo esse material deve ser comprado novamente, mostrando o mal uso do recurso público.

Embreve  as lideranças jovens estaram  em audiências com os municípios de Tefé e Alvarães para discutir todos esses problemas.
Chegou a hora de enfrentar os problemas da educação dos moradores da FLONA Tefé, e os jovens protagonistas estão a frente dessa mudança.
Com esses problemas fica a dúvida. Será que esses alunos estão tendo um ensino de qualidade? Será que estão conseguindo assimilar (aprender) os conteúdos ministrados? Assuntos de que serie estão sendo ministrados para esses alunos? Onde ficam os direitos dessas pessoas, que são estabelecidos por lei?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário