sexta-feira, 17 de maio de 2013

NGI TEFÉ REÚNE JOVENS LIDERANÇAS EM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Analistas do Núcleo de Gestão Integrada Tefé, no es­tado do Amazonas, organizaram, em março, o Curso de Formação em Educação Ambiental para a Gestão Pública da Biodiversidade visando o fortalecimento da organização social comunitária para a gestão par­ticipativa da Floresta Nacional de Tefé e das reservas extrativistas do Baixo Juruá e do Rio Jutaí.
O evento foi resultado prático do Curso de Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade, reali­zado pelo ICMBio, em novembro de 2011, na Acade­bio, do qual participaram as analistas Gabriella Calix­to e Rachel Acosta e o jovem comunitário da Reserva Extrativista do Baixo Juruá, Francildo Lima. O curso oferecido pelo nosso Instituto previa a elaboração e implementação de uma intervenção local pelos parti­cipantes. Assim, o curso realizado em Tefé teve como foco o fortalecimento da gestão participativa das três unidades de conservação do NGI.
A equipe envolvida considera que para a gestão par­ticipativa ocorrer consistentemente é necessário uma base social fortificada e empoderada. Para Rachel, “atualmente, as dificuldades de organização e mo­bilização social que vêm sendo observadas na região têm acarretado a fragilidade das comunidades em questão, deixando-as vulneráveis em relação à pres­são sobre os recursos naturais das UC e configurando a iminência da perda das condições de manutenção de vida, o que inclui a escassez de recursos naturais pesqueiros e florestais, e a marginalização em rela­ção às políticas de governo”.
Desde o início de 2011 as equipes das três UCs vêm trabalhando no projeto “Jovens como protagonistas do fortalecimento comunitário”, que trouxe resulta­dos sensíveis na gestão da UC e no que diz respeito à mobilização social comunitária na região. A ação levou à eleição de um jovem da Floresta Nacional de Tefé como secretário nacional de Juventude do Conselho Nacional de Populações Extrativistas - CNS, além da criação de cadeira de jovens em conselhos gestores, participação dos jovens nas associações lo­cais, entre outros resultados.
Assim, o curso foi idealizado com foco nos jovens que já participaram de módulos do projeto “Jovens como protagonistas” e vinham sendo identificados como potenciais lideranças na região. Segundo Gabriella Calixto, “acreditamos que o aprofundamento da ca­pacitação dos jovens em assuntos ligados à realidade social, política e econômica da região e do mundo somado à possibilidade dos mesmos desenvolverem intervenções locais nas UCs em que residem podem fortalecer o processo de empoderamento dos jovens e, consequentemente, da gestão participativa dessas UC”.
Participaram do curso 30 pessoas, sendo dez de cada unidade envolvida, oito jovens e duas lideranças an­tigas. O objetivo geral foi fortalecer a gestão partici­pativa e organização social comunitária da Flona e das duas reservas extrativistas por meio do fomento da capacidade crítica e reflexiva dos educandos. Os conteúdos foram trabalhados a partir de metodolo­gias diversificadas e leves, estimulando a inteligência coletiva do grupo e a troca de saberes.
Como resultado, cada UC apresentou um projeto de intervenção local que deverá ser implementado em sua região. Os temas desses projetos têm como foco o fortalecimento das associações locais, a divulgação da UC na região, a continuidade do projeto “Jovens como protagonistas” a partir da condução dos pró­prios jovens e a realização de ações de fortalecimento comunitário voltadas para a busca de melhorias de vida, principalmente no que diz respeito à educação, atualmente um dos principais problemas das comu­nidades locais.
Merece destaque a participação de uma equipe de Facilitação Gráfica no curso, que apoiou a produção de material didático e sistematização de informações em linguagem lúdica e leve, adequada à realidade local, de baixíssimo nível de escolaridade, e a parti­cipação do ex-presidente e atual tesoureiro do CNS, Manoel Cunha, que inspirou a todos os participantes e à própria equipe pedagógica com sua história de vida e experiência com o movimento social.

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